Brasil vai reduzir teor de sódio dos alimentos


Sódio nos alimentos

Ainda será definido o percentual de redução de sódio para o pão francês

 O Ministério da Saúde e a indústria de alimentos fecharam acordo para reduzir o teor de sódio em 16 categorias de alimentos processados, como massas instantâneas, pães e bisnagas, nos próximos quatro anos.
Ao diminuir a quantidade de sódio nos produtos alimentícios industrializados, a ideia é estimular o brasileiro a ingerir menos sal. O consumo excessivo está ligado ao aumento da incidência de doenças crônicas, como a hipertensão e problemas cardíacos. Os dados mais recentes mostram que o brasileiro consome, em média, 9,6 gramas de sal por dia, quase duas vezes mais que o recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
O compromisso prevê uma redução gradual da taxa de sódio para ser cumprida até 2012 e, depois, intensificada nos dois anos seguintes. No caso das massas instantâneas, a meta é uma queda de 30% na quantidade de sódio em um ano, ou seja, limitada a 1,9 grama até 2012.

Nas bisnaguinhas, a meta é reduzir 10% do total de sódio: o limite será 531 miligramas, em 2012, e 430 miligramas, em 2014.

Em julho, o governo e as empresas voltam a se encontrar para definir o percentual de redução de sódio para o pão francês, bolos prontos, mistura para bolo, salgadinhos de milho e batatas fritas. Até o final do ano, será definido o teor máximo para biscoitos, embutidos, caldos, temperos, margarinas, maioneses, laticínios e refeições prontas.

– A Anvisa vai acompanhar a execução desse acordo –, informou o ministro da Saúde, Alexandre Padilha.
De acordo com o presidente da Associação Brasileira da Indústria de Alimentos (Abia), Edmundo Klotz, as empresas ainda estudam as alternativas que serão usadas para tirar o sódio dos produtos, mantendo o sabor e a cor.

– Devem ter alterações, mas poderão ser imperceptíveis –, explicou.
Em novembro de 2010, a Anvisa constatou teores elevados de sódio em vários alimentos industrializados. O macarrão instantâneo apresentou a maior quantidade de sódio. Também aparecem na lista a batata palha e os refrigerantes light e diet à base de cola e guaraná.

Iogurte: Benefícios do seu consumo para saúde


  • O iogurte é feito a partir de um leite fermentado com a ação de bactérias, como os lactobacilos acidófilo, bífido, bulgárico e outros.
  • O processo de fermentação é o que dá consistência ao iogurte e faz com que ele seja pré-digerido e rico em enzimas, tornando-o um alimento de fácil assimilação e seguro para pessoas com intolerância à lactose.
  • Entre tantos benefícios, o iogurte pertence `a categoria dos alimentos funcionais, pois atua na prevenção de doenças como a osteoporose e na manutenção da saúde. Ele também ajuda a regular o intestino, a recuperar a flora intestinal, em caso de diarreias, e a aumentar a imunidade do organismo.

Receita: Iogurte natural

Dissolva 3 colheres(sopa) de iogurte natural em 1 copo de (200ml) de leite desnatado. Reserve. Bata no liquidificador 4 colheres de (sopa) de leite em pó desnatado com 2 colheres de (sopa) de açúcar. Leve ao fogo brando ate cozinhar. Desligue o fogo, espere amornar, acrescente o preparo do iogurte e 4 copos (800ml) de leite desnatado. Coloque tudo em um recipiente de vidro ou plastico e leve à geladeira por 12 horas.

Dicas
  • O iogurte desnatado é mais recomendado para quem quer perder peso;
  • Se quiser adoçar o iogurte, faça-o no momento do consumo para manter as bactérias benéficas ativas;
  • Frutas e polpas de fruta podem ser acrescentadas ao iogurte natural, o que ajuda a doçar de forma mais saudável; Exemplo: acrescente ½ copo (100ml) de suco de uva, ½ banana ou 1 colher(sobremesa)de uva passa no iogurte natural desnatado.