Vitaminas e Minerais

Vitaminas e Minerais
Vitamina A: Lipossolúvel, o excesso de vitamina A é armazenado no fígado. Mantém a pele, cabelos, ossos, visão, dentes e gengiva saudáveis. Trabalha em conjunto com as vitaminas B, D e E, cálcio, fósforo e zinco. impede a oxidação da vitamina C.
Vitamina B1 (tiamina): Hidrossolúvel, transforma carboidratos em energia. Efeitos benéficos no sistema nervoso. Útil na digestão e crescimento. Cozimento, álcool, cafeína e antiácidos destroem a vitamina B1.
Vitamina B2 (riboflavinna): Hidrossolúvel, mantém a pele saudável e ajuda na recuperação de tecidos. Útil na transformação de carboidratos, gorduras e proteínas em energia útil. Ajuda o organismo a aproveitar o oxigênio e é importante na formação de anticorpos vermelhos saudáveis. Reduz a fadiga da visão.
Niacina / Niacinamida: Hidrossolúvel, conhecida como vitamina B. Trabalha na transformação de gorduras, carboidratos e proteínas em energia. Importante nas funções cerebrais e revitalização da pele, também na manutenção do sistema nervoso e do aparelho digestivo.
Vitamina B6: Hidrossolúvel, conhecida também por Piridoxina. Faz dentes, gengivas e células sanguíneas fortes e nosso sistema nervoso funcionar perfeitamente. Papel importante na conversão de gorduras, carboidratos e proteínas em energia ativa. Ajuda na formação de anticorpos. Promove o equilíbrio do potássio e sódio no organismo.
Biotina: Hidrossolúvel, mantém a pele e sistema circulatório saudáveis. Quebra gorduras e proteínas. Papel importante no crescimento de cabelos. Ajuda no trabalho das vitaminas B.
Vitamina B12: Hidrossolúvel, também conhecida como cianocobalamina ou “vitamina vermelha”. Ajuda na formação do sangue, desenvolvimento dos glóbulos vermelhos e funcionamento do sistema nervoso. Trabalha na conversão de gorduras, carboidratos e proteínas em energia. Papel importante na concentração, equilíbrio e memória.
Vitamina C: Hidrossolúvel, proteção das células e destruição de tecidos danificados. Ajuda na resistência contra infecções. Importante na recuperação de doenças e necessário na formação de dentes e gengivas fortes. Fortalece vasos sanguíneos. Fumantes, pessoas sob stress, consumidores de álcool e idosos precisam de doses maiores.
Vitamina C – Ácido Ascórbico
Como as demais vitaminas, a Vitamina C não é produzida pelo organismo sendo encontrada em alguns alimentos. A vitamina C natural (dos alimentos) e a sintética (dos suplementos vitamínicos) são similares e possuem o mesmo poder de ação. A Vitamina C é importante porque participando de várias reações químicas do nosso organismo, estimula as defesas do organismo, fortalecendo o sistema imunológico, prevenindo contra gripes e resfriados. A vitamina C está envolvida na formação de ossos, dentes e sangue; e combate os radicais livres que destroem as células.
A vitamina C é indispensável para o perfeito funcionamento de todas as células. Desempenha importante papel no metabolismo celular, participando dos processos de óxido-redução. Através de sua atuação no transporte de elétrons, intervém em diversas reações metabólicas, tais como: hidroxilação da prolina durante a formação do tecido conjuntivo; oxidação das cadeias laterais de lisina em proteínas para fornecer hidroxitrimetil-lisina para a síntese de carnitina; síntese de noradrenalina e de hormônios corticóides pelas supra-renais; conversão do ácido fólico em sua forma ativa de ácido folínico; metabolização microssomal de drogas; metabolismo de tirosina.
A vitamina C também desempenha um importante papel na proteção do organismo contra infecções, aumentando a função bactericida no sangue, participando ainda na formação de anticorpos. Possui também a propriedade de neutralizar a ação tóxica de produtos metabólicos e de várias toxinas bacterianas. A vitamina C tem influências múltiplas sobre o sangue, os órgãos hematopoiéticos e os vasos sanguíneos. Favorece a adesão das células endoteliais dos capilares, a ativação da trombina e estimula a atividade da medula óssea (produção de trombócitos, leucócitos e eritrócitos; absorção e aproveitamento do ferro; ativação do ácido fólico). O mau abastecimento orgânico de vitamina C pode ocorrer não só em conseqüência de alimentação deficiente, mas também devido a distúrbios de absorção, doenças infecciosas e ao estresse.
A carência de vitamina C manifesta-se por cansaço, resistência diminuída a infecções, sangramento mucosos e cutâneas, retardo no tempo de cicatrização de feridas, gengivite, perda de dentes, anemia e alterações cutâneas (hiperceratose, obstrução de folículos pilosos, etc).
Indicações
A vitamina C é necessária nos seguintes casos:

gripes e resfriados, períodos de risco aumentado para doenças infecciosas, infecção prolongada e febre, terapia adjuvante de doenças crônicas ou graves, escaras, asma, diabetes, fumantes ativos e passivos, exposição á poluição ambiental, cicatrização de feridas, cirurgia, extração dentária, recém-nascidos a termo e prematuros,
distúrbios do desenvolvimento dos ossos e dentes, antibioticoterapia, anticonceptivos, barbitúricos, escorbuto ou estados pré-escorbuto, doença de Moeller-Barlow, sangramento das gengivas e doenças periodontais.


Porque fisiculturistas utilizam?

A vitamina C tem efeito anti-catabólico, ela regula a liberação de cortisol (hormônio catabólico, que destrói a massa muscular) no corpo. O hormônio é liberado quando uma pessoa entra em estresse e também quando elevados esforços físicos são realizados. Também é utilizado no final de ciclos de anabolizantes, pois nesse momento os níveis de testosterona natural estão muito baixos, e quando a testosterona esta baixo o nível de cortisol sobe e acaba “comendo” parte da massa muscular adquirida.

Vitamina D: Lipossolúvel, conhecida como “vitamina do sol”. Mantém ossos e dentes fortes através do aumento da absorção de cálcio e fósforo. Obtida pela exposição ao sol ou dieta. Trabalha em conjunto com a vitamina A para fortalecer dentes e ossos. Crianças precisam de vitamina D para o crescimento. Sistema nervoso e coração depende dela.
Ácido Fólico: Hidrossolúvel, vital na formação de glóbulos vermelhos e conversão de proteínas em energia. Necessário para o crescimento e divisão das células, recuperação de doenças e funcionamento perfeito do trato intestinal.
Inositol: Hidrossolúvel, ajuda na quebra de gorduras e nutre células cerebrais. Metaboliza gorduras e colesterol.
Paba – Ácido Para – Aminobenzóico: Hidrossolúvel, importante na quebra de proteína. Protege o corpo contra raios solares e ajuda a manter a pele saudável e suave. Um dos fatores que ajudam na formação do ácido fólico. Usado nas loções protetoras contra o sol.
Vitamina K: Lipossolúvel, essencial na coagulação do sangue. Encontrada no iogurte, alfafa, gema de ovos e verduras de folha. Controla hemorragias e sangramento interno.
Vitamina E: Lipossolúvel, ajuda na circulação e aumenta os glóbulos vermelhos. Há dois tipos. A E natural chamada de D – Alfa e a artificial, DL – Alfa. A natural permanece por mais tempo no organismo. Importante para a pele, órgãos reprodutores e músculos. Anticoncepcionais, óleos minerais, álcool, poluição do ar e água clorada podem causar deficiência de vitamina E no organismo.
Ácido Pantotênico: Hidrossolúvel, ajuda a converter gordura, carboidratos e proteínas em energia. A glândula supra renal e o sistema nervoso dependem dele. Auxilia na construção da célula e manutenção normal do crescimento. Útil no controle do stress físico e mental.
______________________________________________________________


Vitaminas Hidrossolúveis

Tipo Principais Benefícios Fontes

B9
(ácido fólico)
Formação de DNA, formação e maturação de
glóbulos vermelhos e brancos.
Verduras de folhas verdes
(espinafre, brócolis), cereais,
legumes, vísceras, feijãoa

B1
(tiamina)
Metabolismo de macro-nutrientes,
manutenção do sistema nervoso.
Cereais integrais, verduras,
hortaliças e legumes, carnes
magras, vísceras, gema de
ovo, grãos integrais

B2
(riboflamina)
Formação de anticorpos e glóbulos
vermelhos, metabolismo de macro-nutrientes
Carne, peixe, ovos, leite e
derivados, cereais integrais,
legumes, hortaliças

B12
(cianocobalamina)
Funcionalidade das células nervosas,
formação de hemácias e glóbulos vermelhos,
metabolismo de macronutrientes, auxílio na
absorção e no metabolismo de ácido fólico
Carne, ovos, peixe, leite

C
(ácido ascórbico)
Ação antioxidante, resistência a infecções,
auxílio à absorção de ferro, produção e
manutenção do colágeno (proteína que
mantém células e tecidos unidos)
Frutas cítricas (laranja,
tangerina, limão), acerola,
morango, verduras e
hortaliças (brócolis, repolho,
espinafre)

B3
(niacina)
Metabolismo de macro-nutrientes, produção
de hormônios sexuais, síntese de glicogênio
Carne magra, vísceras,
amendoim, aves, peixes,
legumes, cereais completos

Vitaminas Lipossolúveis

Tipo Principais Benefícios Fontes

A
Manutenção dos tecidos, resistência a
infecções, visão noturna, desenvolvimento do
sistema nervoso
Leite, gema de ovo, fígado,
vegetais amarelo-alaranjados
(cenoura, abóbora, manga,
mamão) e verde-escuros
(mostarda, couve, agrião)

D
Crescimento ósseo, absorção e utilização de
cálcio
Peixe (arenque, cavala),
fígado, gema de ovo,
manteiga e leite

E
(tocoferol)
Ação antioxidante, proteção aos glóbulos
vermelhos, manutenção da fertilidade
Óleos vegetais (milho,
girassol, oliva, soja), ovos,
gérmen de trigo, amêndoas e
avelãs, manteiga
K Coagulação sanguínea, síntese de proteínas
no plasma, ossos e rins
Verduras de folhas verdes
(couve, espinafre, alface e
brócolis), frutas, cereais,
fígado (boi e porco) e leite de
vaca

Minerais
Tipo Principais Benefícios Fontes

Cálcio
Formação e manutenção
de ossos e dentes,
coagulação do sangue,
contração muscular,
impulsos nervosos
Leite e derivados e, em menor
proporção, vegetais de folhas verdeescuras,
peixes e frutos do mar

Flúor
Redução da incidência de
cáries dentárias
Água potável, chá, café, verduras e
hortaliças


Fósforo
Manutenção da estrutura
óssea, formação de
energia, absorção e
transporte de nutrientes
Carne, peixes, leite, legumes e
vegetais

Ferro
Transporte de oxigênio
pelo sangue, conversão
de vitamina A, processos
metabólicos em geral
Vísceras, carne vermelha, peixes,
vegetais verde-escuros e
leguminosas (feijão, lentilha, ervilha)

Magnésio
Ativação de enzimas
metabólicas, impulsos
nervosos (papel
antagônico ao do cálcio)
Verduras, hortaliças, legumes
(principalmente os de cor verde,
como o espinafre), alimentos do
mar, castanhas, cereais e produtos
lácteos

Potássio
Transmissão de impulsos
nervosos, funcionamento
do fígado, obtenção de
energia
Frutas (laranja, banana, ameixa),
verduras e legumes

Iodo
 Estrutura química dos
hormônios da tiróide
Sal iodado, água, alimentos do mar
(camarão, ostra, lagosta) e
espinafre e agrião de solos ricos no
mineral


Saiba qual é a importância da vitamina E na rotina de quem treina pesado e como ela pode beneficiar o treinamento!

1. O que é Vitamina E ?


A vitamina E é um poderoso antioxidante, que protege o corpo de radicais livres.


O que são antioxidantes?
Os antioxidantes são um conjunto heterogêneo de substâncias formadas por vitaminas, minerais, pigmentos naturais e outros compostos vegetais e, ainda, enzimas, que bloqueiam o efeito danoso dos radicais livres. O termo antioxidante significa "que impede a oxidação de outras substâncias químicas", que ocorrem nas reações metabólicas ou por fatores exógenos como as radiações ionizantes.

O que são radicais livres?

Radicais livres são moléculas instáveis, pelo fato de seus átomos possuírem um número ímpar de elétrons. Para atingir a estabilidade, estas moléculas reagem com o que encontram pela frente para roubar um elétron, ou seja, estas moléculas destroem o seu corpo para se manterem estáveis.


2. Quem precisa de Vitamina E ?

Qualquer pessoa que queira turbinar o seu sistema imunológico. Altos níveis de radicais livres tendem a diminuir suas defesas imunológicas. Um fisiculturista com um sistema imunológico ineficiente tende a entrar em overtraining facilmente. O uso de vitamina E além de evitar este problema, pode maximizar a recuperação muscular.


3. Qual é a dosagem recomendada ?

As concentrações de vitamina E variam. A maioria das pessoas, consomem entre 20 e 30 IU por dia. O consumo ideal por dia de acordo com o RDA é de 15 IU para homens e 12 IU para mulheres. Este índice é usado apenas para evitar a deficiência desta vitamina, para conseguir os reais benefícios desta vitamina é necessário utilizar de 100 até 400 UI por dia, para adultos. Pesquisadores afirmam que atletas que treinam pesado podem utilizar de 1000 até 1500 UI por dia para maximizar os seus efeitos e evitar o overtraining.




"MINERAIS"




Aqui ficam os melhores minerais para quem deseja ganhar massa muscular,

 Porque são essenciais ao bom funcionamento do organismo, embora não tenham a atenção que merecem, por parte da comunidade dos praticantes de musculação.
Para saber mais, leia uma introdução aos minerais para a musculação e conheça alguns dos minerais importantes para ganhar peso.
Aqui fica a lista dos melhores minerais para o seu corpo.


Sódio

O sódio é electrólito que tem um papel fundamental na regulação dos fluidos corporais, por isso o nível de sódio que tem no corpo é essencial para determinar a quantidade de água que consegue reter.
Não deverá passar a dose diária de sódio, para não começar a reter demasiados líquidos e causar problemas nos tecidos musculares.
A alimentação diária consegue providenciar uma quantidade razoável deste mineral, mas não deverá ser limitada o suficiente para não provocar retenção de líquidos.
É importante ter as quantidades certas de sódio numa dieta equilibrada.

Crómio

O crómio é um mineral que ajuda a insulina durante o transporte de glicose, aminoácidos e outros ácidos gordos nas células. Todos os praticantes de musculação necessitam de quantidades maiores de sódio do que as pessoas que não praticam desporto.
É um mineral que não tem ainda muitos estudos científicos para comprovar os seus benefícios no mundo da musculação.

Zinco

O zinco é fundamental para ganhar massa muscular, porque está envolvido em todas as fases do crescimento. Além disso, o exercício de musculação de alta intensidade provoca uma diminuição de zinco elevada.
Para não perder demasiado zinco e para potenciar o crescimento dos músculos, o zinco é fundamental como suplemento alimentar de qualquer praticante de musculação.
Conheça ainda os dois minerais que mais fazem pelo desenvolvimento muscular e pelos resultados que qualquer desportista pretende atingir, o cálcio e o magnésio. A musculação não faz sentido sem eles.
___________________________________________
 
Os dois minerais mais importantes para quem pratica musculação são o cálcio e o magnésio. Saiba porquê, neste artigo.

Cálcio

O cálcio é o mineral mais abundante no corpo humano e um dos mais importantes para os bodybuilders. São vários os motivos que fazem deste mineral, essencial para o corpo.
A dieta de muitos praticantes de musculação evita os produtos que contêm cálcio e tem demasiadas proteínas, o que causa uma expulsão de cálcio através da urina.
A contracção muscular é feita principalmente através do cálcio, bem como o stress causado no corpo durante toda a fase de esforço dos exercícios de musculação.
A vitamina D é muito importante porque ajuda a absorver o cálcio, por isso procure este tipo de alimentos para a sua alimentação.

Magnésio

O magnésio é talvez o mais importante mineral para os praticantes de musculação, porque através dos estudos científicos foram identificadas performances mais elevadas para os atletas que recorriam a suplementos de magnésio.
O magnésio produz energia e funciona directamente com a proteína. Depois, os atletas de musculação perdem muito magnésio através da transpiração e não o repõem durante a dieta.
Há muitos alimentos com boas quantidades de magnésio, como é o caso das nozes, leguminosas e legumes, mas são não costuma consumir este tipo de alimentos, deverá recorrer aos suplementos de musculação.
Os minerais são muito importante na musculação, mas deverão ser ingeridos com moderação, não tomando mais do que as doses recomendadas. O excesso irá desregular o organismo e ter efeitos secundários maus para os seus resultados e para a sua saúde.
Os minerais são muito importantes, mais do que muitos dos alimentos e nutrientes que fornecem calorias, porque funcionam a um nível mais baixo dos tecidos musculares, mas mais importantes do que outros nutrientes.
São estes pequenos ajustes na alimentação que são os responsáveis por conseguir criar uma estrutura de alimentação essencial para o correcto crescimento muscular durante o seu esforço para ganhar peso. Os minerais são essenciais para esses resultados.
______________________________________________________

A Importância dos Carotenóides

1) O que são os carotenóides?

Os carotenóides são uma família de compostos abundantemente encontrados na natureza, sendo os responsáveis pela cor da maioria das frutas e vegetais que comemos todos os dias, a qual pode variar desde o amarelo até o vermelho vivo. Dos mais de 600 carotenóides existentes na natureza, aproximadamente 20 estão presentes no plasma humano e tecidos, e não mais que 6 em quantidades elevadas: alfa - caroteno, beta-caroteno, beta -criptoxantina, licopeno, luteína e zeaxantina. O corpo humano não é capaz de produzir estas substâncias e depende da alimentação para adquirí- las. Os carotenóides têm sido assunto de interesse da comunidade científica há muitos anos devido ao fato que muitos deles se convertem em vitamina A no organismo. Mais recentemente pesquisas têm demonstrado que os carotenóides atuam como antioxidante, protegendo as células dos danos oxidativos e, consequentemente, reduzindo o risco de desenvolvimento de algumas doenças crônicas. 2)O que são Luteína e Zeaxantina? Luteína e zeaxantina são dois carotenóides presentes principalmente em vegetais de folhas verde escuro, assim como em outras frutas e vegetais mais coloridos. Repolho, agrião e espinafre são boas fontes de luteína, enquanto milho e pimentão amarelo, de zeaxantina. No centro da retina, região de elevada acuidade visual, é possível a visualização de uma mancha amarela chamada mácula. Sua cor amarela explica- se justamente pela presença de luteína e zeaxantina, os dois únicos carotenóides presentes no olho, em quantidades inclusive muito maiores que em qualquer outro tecido humano. Luteína e zeaxantina vêm ganhando destaque nos últimos anos pois vários estudos epidemiológicos associaram o elevado consumo destes carotenóides com um menor risco de desenvolver degeneração macular relacionada com a idade (AMD, de seu nome em inglês) e cataratas. 3) A incidência da degeneração macular relacionada à idade é muito alta? Estima- se que no Brasil há cerca de 1 milhão de casos de degeneração macular relacionada com a idade. O mais importante é que, com o aumento da expectativa de vida, este número tende a crescer. Resultados de diferentes estudos mostram que a prevalência de AMD assume um comportamento exponencial a partir dos 55 - 60 anos 4)Como o carotenóide atua para a prevenção da AMD? Luteína e zeaxantina exercem duas funções potenciais nos olhos: Filtram a luz azul, que poderia causar danos aos fotorreceptores da retina; Atuam como antioxidante, neutralizando os radicais livres. Através destes dois mecanismos acredita- se que luteína e zeaxantina possam contribuir para a diminuição do risco de ocorrência de degeneração macular relacionada com a idade. 5) Que resultados foram encontrados em estudos clínicos e epidemiológicos com Luteína e Zexantina? Dois grandes estudos epidemiológicos mostraram uma correlação estatisticamente significativa entre um menor risco de AMD e uma alta ingestão de luteína e zeaxantina (Seddon et al., 1994) ou aumento da concentração plasmática destes dois carotenóides (EDCC, 1993). 6) O que é licopeno? Licopeno é o carotenóide responsável pela cor vermelha do tomate. Além do tomate e seus derivados (suco, sopa, molho, catchup, etc), goiaba, melancia e mamão também são importantes fontes de licopeno presentes na nossa dieta. Estudos epidemiológicos indicam uma correlação estatisticamente significante entre o consumo de licopeno, principalmente através de produtos de tomate, um risco reduzido para diversos tipos de câncer, em particular câncer de próstata. Também tem sido apontada a correlação com um menor risco de enfermidades cardiovasculares. 7)Como o carotenóide atua para a prevenção do câncer? O licopeno é um potente agente antioxidante. Entre todos os carotenóides existentes, o licopeno é aquele que apresenta a maior capacidade de seqüestrar o oxigênio singlet, uma molécula altamente reativa capaz de ocasionar enormes danos celulares. In vitro (fora do corpo), evidências sugerem que, além desta propriedade antioxidante, o licopeno tem o potencial de prevenir a divisão de células tumorais, um importante mecanismo na prevenção do câncer. 8)Como o carotenóide atua para a prevenção de doenças cardíacas? Experimentos in vitro demonstraram que o licopeno encontrado dissolvido no colesterol de baixa densidade (LDL de sua sigla em inglês), o colesterol "bom", é utilizado antes que outros carotenóides nas reações oxidativas. Ou seja, o licopeno atua como uma primeira linha de defesa, reduzindo as modificações oxidativas do LDL e, consequentemente, o risco de enfermidades cardiovasculares. 9) Que resultados foram encontrados em estudos clínicos e epidemiológicos com Licopeno? Questionários respondidos por aproximadamente 50,000 homens em 1986, 1990 e 1994. Acompanhamento dos casos de câncer de próstata em 1986 e 1998.Atualização dos dados em 2002. Conclusão: o consumo freqüente de produtos derivados de tomates está associado com uma diminuição do risco de câncer de próstata (Giovanucci et al. JNCI 1995). Seventh day adventists study:14,000 indivíduos. Conclusão: relação inversa entre o consumo de tomates e o risco de câncer de próstata. (Mills et al., 1989). Washington county study: 26,000 indivíduos Conclusão: diminuição do risco relativo de câncer de próstata com concentrações séricas de licopeno mais elevadas. (Hsing et al., 1990). Euramic study: 662 homens com enfarto do miocárdio e 717 do grupo de controle. Conclusão: diminuição do risco de enfarto com uma alta concentração adiposa de licopeno. (Kohlmeier et al., 1997). Women's Health Study Follow- up: 483 mulheres com enfermidade cardiovascular e 483 do grupo controle. Conclusão: relação inversa estatisticamente significante entre concentração plasmática de licopeno e risco de enfermidade cardiovascular.(Sasso et al., 2002). Kuopio Ischemic Risk Factor Study FUp:725 homens com idade entre 52 e 70 anos. Conclusão: Menor risco de eventos coronários agudos e derrame com o aumento da concentração plasmática de licopeno. (Rissanen & Salonen et al., 2001). 10) Qual é a quantidade de carotenóides que devemos ingerir? É possível atingir a quantidade indicada somente com a alimentação? Estimativas de recomendações de consumo (com base nos estudos epidemiológicos atualmente disponíveis):Luteína + Zeaxantina: 6 mg/ dia (5 Luteína : 1 Zeaxantina). Licopeno: 6 mg/ dia. Ingestão média destes carotenóides a partir da alimentação (população norte-americana): Luteína + Zeaxantina: 1- 2 mg/ dia Licopeno: < 2 mg/ dia Autor Dr. Wolfgang Schalch Químico, Bioquímico e Ph. D pela Universidade de Munique. Post-doc no Basel Institute for Immunology. Atualmente coordena, a nível mundial, no Departamento de Pesquisa "Nutrição Humana e Saúde" da Roche Vitamins Ltda.

A vitamina b5 é hidrossolúvel e é um nutriente essencial para conseguir ter o organismo a funciona convenientemente.
Conheça os seus benefícios:

Funções da Vitamina B5

A vitamina b5 trabalha ao nível das células e converte os hidratos de carbono, proteínas e gorduras em energia, através do processo de metabolismo.
Produz anticorpos, combate os germes no sangue e melhora o sistema imunitário, sendo um antioxidante muito popular, dentro de todas as funções do organismo.
A vitamina b5 é também responsável por combater os radicais livres, no ambiente em que vivemos, que pode ser bastante prejudicial para a saúde, como é o caso da poluição, gorduras nos alimentos, comida de plástico e fumo do tabaco.
A vitamina b5 pode ser ingerida através de várias fontes, em pequenas quantidades, nomeadamente de plantas e animais.

Benefícios das Vitaminas B5

Para os que desejam ganhar músculos, a vitamina b5 é importante pelo crescimento, desenvolvimento e manutenção do corpo humano. Está envolvida em muitos processos do nosso organismo e ajuda a promover uma boa saúde de forma geral.
Por exemplo, é essencial na conversão de hidratos de carbono e outros nutrientes, para criar energia durante o dia.
É essencial para o catabolismo dos ácidos gordos, dos aminoácidos, colesterol, lípidos e hormonas dos esteróides.
É uma vitamina importante na síntese dos glóbulos vermelhos e no metabolismo dos esteróides e outros compostos biológicos.
Está também envolvida na produção das hormonas sexuais e nas hormonas relacionadas com o stress, por isso permite que reaja de forma diferente perante a presença de situações de stress. É por isso muito utilizada na gestão anti-stress e ansiedades.
Até para a saúde do cabelo, esta vitamina é importante, porque previne o aparecimento de cabelos brancos e pode restaurar as cores naturais dos cabelos.

Fonte de Vitamina B5

Os alimentos que fornecem mais quantidades de vitamina b5, são:
  • Ovos
  • Queijo
  • Amendoins
  • Legumes
  • Ervilhas
  • Tomates
  • Galinha
  • Batata-doce
A vitamina b5 é muito importante em praticamente todas as funções do nosso organismo, por isso é essencial que tome um suplemento alimentar que contenha este nutriente. A dose diária recomendada é de 5 a 10 mg em adultos
_______________________________________________________________________