Maior tabu do vegetarianismo, 
carência de vitamina B12 pode ser superada.

O vegetarianismo, regime alimentar que exclui todos os tipos de carne (boi, peixe, frutos do mar, porco, carneiro, frango e outras aves), é baseado no consumo de alimentos de origem vegetal com ou sem o consumo de laticínios e/ ou ovos. 

A prática vem crescendo no Brasil. Estimativas do IBGE apontam que eles já são 9% dos brasileiros. Mas o grande temor daqueles que planejam se tornar vegetarianos, mas que ainda não deram o “último passo” é de ficarem com carências nutricionais, já que os alimentos de origem animal possuem nutrientes importantes. Além do receio de sofrer preconceito, por se sentir “diferente” da maioria, este é um dos maiores medos que se impõe como uma barreira para a transição final.

A desconfiança é maior em relação à vitamina B12, já que este é o único nutriente encontrado exclusivamente nos alimentos de origem animal. Outros nutrientes encontrados de maneira combinada nesses alimentos (como as proteínas da carne) podem ser obtidos com uma alimentação bem planejada por parte do adepto. A boa nutrição dos vegetarianos pode ser perfeitamente alcançada com a ajuda de um profissional especializado.
Vitamina B12

Produzida por bactérias, a vitamina B12 está presente na carne e é estocada principalmente no fígado, sendo, por este motivo, citada como uma excelente fonte dessa substância. A causa mais comum de deficiência da vitamina B12 provém da carência alimentar, o que ocorre quando não há a ingestão de alimentos de origem animal (carnes, ovos, leite e derivados) ou em indivíduos que possuem distúrbios na absorção do nutriente.

Logo, esse é o único nutriente que um vegetariano pode precisar suplementar mesmo com uma dieta bem planejada. Entretanto, como a maioria dos vegetarianos consome leite, queijos e ovos, ou seja, não se enquadram no grupo de vegetarianos puros ou “vegans”, não há necessidade de suplementação em todos os indivíduos. Se o uso deles for regular (diário) e atingir as necessidades diárias, não é necessário utilizar suplementos.

A carência da vitamina B12 é mais frequente entre vegetarianos. A suplementação deve ser prescrita por profissionais da área médica.

Só o vegetariano precisa de suplementação de vitamina B12?

Não. Tanto vegetarianos, quanto não-vegetarianos, podem sofrer com a deficiência de ferro e vitamina B12. Quem consome carne também possui deficiências, inclusive desses nutrientes, as maiores fontes de preocupação dos vegetarianos. Portanto, o vegetarianismo, em qualquer nível de restrição, exige cuidados parecidos de um avaliador nutricional quando comparados a um não-vegetariano.

Somente depois de um minucioso estudo do paciente, a suplementação deve ser prescrita.  Sendo assim, nada de buscar suplementação por conta própria!

Como exemplo, o Instituto de Medicina dos EUA (Food and Nutrition Board) recomenda suplementação de B12 em todos os indivíduos (que comem ou não carne) acima dos 50 anos de idade, pois 10 a 30% deles apresentam dificuldade de extrair a vitamina do alimento.

Quais os sintomas da deficiência em vitamina B12 e como é feito o diagnóstico?

O diagnóstico é feito por exames laboratoriais, como o hemograma. É preciso ficar atento aos sintomas e sinais, como falta de concentração, dificuldade de prestar atenção e queixas de falta de memória.

Os sintomas da deficiência da vitamina B12 só aparecem anos depois da sua falta, o que torna necessário um acompanhamento laboratorial constante.

Como é feito o tratamento?

Uma fonte extra de vitaminas e minerais é necessária quando há diversas correções nutricionais a serem feitas. Há critérios claros para saber como, quando e em que dosagem elas devem ser feitas.

A correta avaliação da parte clínica, nutricional e hormonal do paciente exige uma grande capacidade técnica. Portanto, para tratar uma deficiência nutricional por via oral com o uso de suplementos na quantidade e frequência correta, segura e eficiente, procure um profissional de saúde qualificado.

Vegetarianismo pode engordar? 

Sim. Ao contrário do que muitos pensam, adotar o vegetarianismo e uma suposta diminuição drástica no consumo de gorduras, buscando o emagrecimento, pode não funcionar. Se o indivíduo ingerir mais calorias do que necessita, pode ganhar quilos indesejáveis. Desta forma, alguns vegetarianos podem ficar acima do peso porque a dieta puramente vegetariana muitas vezes não supre a quantidade necessária de proteínas, se não for bem orientada.

As proteínas ajudam a controlar o apetite, graças ao seu enorme poder de saciedade. A carência desse nutriente pode sinalizar para a parte do cérebro responsável pela fome que deve compensar a deficiência aumentando o consumo de carboidratos.

Esses carboidratos, como o pão branco, açúcar, batata, massas e tortas levam ao ganho de peso, se ingeridos em excesso.