Dieta rica em salmão, cereais e espinafre ajuda a combater o estresse

Saber administrar o estresse pode ser uma ferramenta poderosa para o bem-estar. Há evidências de que a pressão exagerada não é apenas um fator que acaba com o humor das pessoas, mas também com a saúde. Elas ficam mais vulneráveis a desde resfriados a pressão alta e doenças cardíacas. No entanto, há muitas formas de lidar com isso, e uma estratégia é comer alimentos que combatem o estresse.
Uma lista preparada pelo site "WebMD" mostra que alimentos reconfortantes, como uma tigela de mingau de aveia quente, elevam os níveis de serotonina, substância que costuma acalmar o cérebro. Outras opções podem reduzir os índices de cortisol e adrenalina, hormônios do estresse. Uma dieta nutritiva pode neutralizar o impacto do estresse, fortalecendo o sistema imunológico e diminuindo a pressão arterial.
Carboidratos estimulam o cérebro a produzir serotonina. Para garantir uma fonte constante deles, é melhor comer carboidratos complexos, que são digeridos mais lentamente. Boas escolhas são cereais integrais, pães, massas e aveia. Os carboidratos complexos também podem ajudá-lo a se sentir equilibrado, pois estabilizam os níveis de açúcar no sangue.
Os nutricionistas geralmente recomendam que você fique longe dos carboidratos simples, que incluem doces e refrigerantes. Mas esses alimentos têm seus benefícios e podem proporcionar alívio imediato da irritação. Açúcares simples são digeridos mais rápido, levando a um aumento na serotonina.
Laranja entra na lista por ser rica em vitamina C. Estudos sugerem que esta vitamina pode reduzir os níveis dos hormônios do estresse e fortalece o sistema imunológico. Por exemplo, se você tiver um período particularmente estressante se aproximando, vai precisar de suplementos. Num estudo, a pressão sanguínea e os níveis de cortisol voltaram ao normal mais rapidamente quando as pessoas ingeriram vitamina C antes de uma experiência estressante.
O magnésio do espinafre é outro aliado, pois ajuda a regular os níveis de cortisol e tende a se esgotar quando estamos sob pressão. Pouco magnésio pode causar dor de cabeça e fadiga. Uma xícara de espinafre é um ótimo recurso para repô-lo. Se você não gosta de espinafre, recorra à soja cozida ou a um filé de salmão.
Para manter o cortisol e a adrenalina sob controle, fique amigo de peixes gordos. O ômega 3, encontrado em peixes com salmão e atum, pode prevenir o aumento de hormônios do estresse e proteger contra doenças do coração. Chá preto, pistache, abacate e amêndoas são outros ingredientes a que você pode recorrer. Eles são ricos em componentes que controlam o estresse e ajudam na sensação de bem-estar.
Outra dica interessante são os vegetais crus. Eles crus podem combater os efeitos da pressão exagerada de um modo mecânico. O aipo ou a cenoura crus, por exemplo, ajudam a liberar a mandíbula apertada, e isso pode afastar cefaleia tensional. E, assim como sua avó dizia, um copo de leite antes de dormir faz muito bem: o cálcio ajuda a relaxar os músculos.

Leia mais sobre esse assunto em: globo.com

© 1996 - 2011. Todos os direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A.