Nascidos de cesariana têm 58% mais chance de ficar obesos

Falta de contato com a flora vaginal pode comprometer a flora intestinal do bebê


Getty Images

Uma pesquisa da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, da USP (Universidade de São Paulo) aponta que as chances dos que nascem de cesariana se tornar obesos na idade adulta é 58% maior do que quem nasce de parto normal. As informações foram publicadas na Agência USP.
A pesquisa foi realizada com 2.057 pessoas de 23 a 25 anos de idade, nascidas na cidade de Ribeirão Preto, cidade no interior de São Paulo.

Segundo a autora do estudo, Helena Ayako Sueno Goldani, a possível causa desse índice é a alteração no desenvolvimento ou na composição da microbiota intestinal que é diferente nas crianças que nascem de parto vaginal com relação as crianças que nascem de cesariana. O estudo foi coordenado pelo professor Marco Antônio Barbieri, da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto.

No parto cesariana não acontece o contato do bebê com a flora vaginal materna. E este contato, diz a pesquisadora, parece ser importante para o desenvolvimento da flora intestinal do recém-nascido.
A pesquisa levantou a hipótese de que algumas bactérias presentes no canal do parto teriam efeito benéfico por meio de uma estimulação balanceada do sistema imunológico do recém-nascido.
- Com isso a criança tem afetado o seu metabolismo de acolhimento e de armazenamento de energia e, consequentemente, podem ter um impacto sobre o desenvolvimento da obesidade.

Os resultados do trabalho acabam de ser publicados na revista científica The American Journal of Clinical Nutrition Editorial Office.

Fonte: Do R7